COP assinalou centenário da primeira participação de Portugal nos Jogos Olímpicos



No dia 14 de Julho teve lugar uma cerimónia solene comemorativa do centenário da primeira participação do Comité Olímpico de Portugal em Jogos Olímpicos de Verão, que ocorreram em Estocolmo, em 1912. Esta cerimónia serviu também para evocar a memória do malogrado atleta Francisco Lázaro que faleceu aquando da participação na Maratona dessa mesma edição dos Jogos.

As três Federações que participaram nos Jogos de Estocolmo em 1912 (Atletismo, Esgrima e Lutas Amadoras) foram agraciadas com lembranças pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Seguiu-se a colocação de um ramo de flores junto à escultura evocativa da 1ª participação nos Jogos Olímpicos.

Foi ainda descerrada a Fama Olímpica na sede do Comité, que passou a incluir todos os medalhados olímpicos portugueses, dado que até à data apenas figuravam as medalhas de ouro. Estiveram presentes familiares dos medalhados Mário Quina, José Gentil Quina, Duarte Bello, Fernando Bello, Fernando Paes, Francisco Valadas, bem como os ex-atletas medalhados Francis Obikwelu e Nuno Delgado.

De realçar que o evento contou com a actuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, que entoaram o Hino Olímpico em Português.

No âmbito deste evento, foi ainda assinado um protoloco de acordo entre o Comité Olímpico de Portugal e a Philae, Sociedade Portuguesa de Moedas, S.A. que prevê o lançamento de uma colecção de moedas comportando exemplares autênticos das moedas de prata oficiais, emitidas pelos países anfitriões dos Jogos Olímpicos desde 1952, data da primeira edição que teve emissão de moeda oficial de prata. Foram também entregues os kits (Bandeira, Hino Olímpico e Livro do Centenário) às escolas distinguidas com a Menção Olímpica no âmbito do projecto Escola Olímpica, promovido pelo COP com o Desporto Escolar.

De referir ainda que amanhã, domingo, dia 15 de Julho, irá ser prestada uma homenagem ao malogrado atleta Francisco Lázaro. Este momento consistirá numa visita ao jazigo de Francisco Lázaro, no Cemitério de Benfica, pelas 12h00, onde será colocada uma coroa de flores que assinalará o centenário da sua morte.

FONTE: COP

Comentários

Mensagens populares