Prémios e Galardões do Comité Olímpico

No âmbito dos seus estatutos, o Comité Olímpico de Portugal institui anualmente, por ordem de mérito relativo, os seguintes Prémios e Galardões que, cumprindo a tradição, serão entregues na Cerimónia Comemorativa do seu 102ª Aniversário, que terá lugar no próximo dia 17 de Novembro:
Prémio Juventude, Prémio Fair-Play, Medalha de Mérito, Medalha Olímpica, Ordem Olímpica, Troféu Olímpico e Carreira Desportiva.

Estes prémios e galardões destinam-se a reconhecer o mérito das pessoas singulares ou colectivas que a Comissão Executiva do COP, após submissão pelas diversas Federações Nacionais, delibere de acordo com as regras específicas para cada um.



Prémio Juventude

Trata-se de uma distinção que tem por objectivo premiar o atleta jovem de qualquer modalidade que mais se tenha evidenciado durante o ano.

Os atletas devem apresentar resultados desportivos de excelência e uma boa conciliação com as actividades escolares.

Premiado: Francisca Laia (Federação Portuguesa de Canoagem)
Menções Honrosas: Gonçalo Bonnet (Federação de Patinagem de Portugal) e Marta Santos (Federação Portuguesa de Judo)



Prémio Fair-Play

Destina-se a premiar acções concretas de grande ética desportiva e constituir exemplos de lealdade, altruísmo ou abnegação. Este prémio pode ser atribuído a atletas, técnicos ou dirigentes de qualquer modalidade.

Prémio Não Atribuído



Medalha de Mérito

Este Prémio, destina-se a galardoar desportistas que tenham prestado serviços relevantes ao Desporto Nacional ou ao Olimpismo. Esta medalha de mérito pode ser atribuída a atletas, técnicos ou dirigentes de qualquer modalidade.

Premiado: Prof. Mário Palma (Federação Portuguesa de Basquetebol)
Menções Honrosas: Nuno Mendes e Pedro Fraga (Federação Portuguesa de Remo)



Medalha Olímpica

Esta categoria, destina-se a premiar o melhor atleta do ano. Neste sufrágio estão apenas contemplados atletas de modalidades olímpicas, devendo estes apresentar resultados desportivos de excelência e serem dotados de exemplar espírito desportivo.

Premiado: João Pina



Ordem Olímpica

A Ordem Olímpica destina-se a premiar carreiras desportivas de elevado nível e reconhecimento público. A ordem Olímpica é atribuída a atletas, técnicos ou dirigentes, que tenham prestado serviços de grande relevo ao Desporto Nacional ou ao Olimpismo.

Premiado: Prof. Alípio Oliveira



Troféu Olímpico

O Troféu Olímpico é um prémio que se atribui apenas de 4 em 4 anos, ou seja, uma vez em cada ciclo olímpico, destinando-se a homenagear pessoas colectivas, que tenham tido uma actividade de excepcional relevo no fomento e desenvolvimento da prática desportiva, particularmente no domínio das modalidades olímpicas.

Premiado: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto



Carreira Desportiva

Premiado: Eng.º António Aleixo



Este ano será igualmente atribuído um prémio instituido pelo Comité Olímpico Internacional:

Prémio COI "Desporto e Responsabilidade Social"

Atribuído a entidades nacionais sobe proposta dos Comités Olímpicos dos respectivos países.

Premiado: Associação Nacional de Municípios Portugueses
Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares