Homenagem aos Atletas presentes nos JO de ROMA 1960

A Associação de Atletas Olímpicos de Portugal - AAOP levou a cabo, no dia 26 de Setembro, uma cerimónia de homenagem aos Atletas que participaram nos Jogos Olímpicos realizados em Roma, em 1960, a qual teve lugar na sede do Comité Olímpico de Portugal.

A homenagem foi presidida por Sua Excelência o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, e contou com a presença dos Presidentes do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente de Moura, do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, e da AAOP, António Gentil Martins, que, por sinal, também foi atleta nos Jogos Olímpicos de 1960.

O objectivo foi proporcionar uma agradável confraternização entre todos os Atletas Olímpicos que participaram nos Jogos Olímpicos de 1960, celebrando assim o 50º Aniversário da sua realização. Durante a cerimónia foram entregues, diplomas comemorando este evento a todos atletas presentes e aos representantes dos atletas infelizmente já falecidos.

Alexandre Mestre, secretário de Estado e do Desporto afirmou: «É sempre de salutar os eventos em que se presta reconhecimento, se dá o devido protagonismo aos atletas, estejam eles ou não no activo, seja a homenagem durante a sua vida ou a título póstumo. Tratando-se o evento de hoje um evento que homenageia atletas olímpicos ainda mais se justifica que o foco esteja nos atletas.»

Já o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, mostrou-se preocupado com o estado do desporto nacional, considerando que o nosso país não está a acompanhar as de mais nações, em termos de evolução. «Progredimos muito nos últimos anos, mas os outros países também estão a desenvolver-se e, se uns se aproximam rapidamente, já as grandes potências afastam-se de nós. Não podemos estagnar.»

A AAOP conseguiu reunir a maioria dos 65 atletas que representaram Portugal nestes Jogos Olímpicos, dos quais infelizmente já faleceram 22. No entanto, a maioria dos descendentes convidados também esteve presente. As modalidades em que os atletas portugueses participaram foram:

Atletismo - 5; Ciclismo - 4; Esgrima - 10; Ginástica - 4; Halterofilismo - 1; Hipismo - 8; Lutas Amadoras - 3 (Orlando Gonçalves, António Gregório e Luís Caldas); Natação - 5; Remo - 5; Tiro - 8; Tiro com Arma de Caça - 1 e Vela - 11.

O comportamento da representação portuguesa nestes JO foi digno, sendo de realçar os resultados da Vela e em especial os dos irmãos Mário e José Manuel Quina que conquistaram a Medalha de Prata, na Classe Star, com o seu barco "Malindo".





Fonte: COP

Comentários

Mensagens populares