Estágio Galhofa em Mirandela

Luta Tradicional de Trás-os-Montes

Na busca das raízes das Artes Marciais e desportos de Combate, a Associação Mirandelense de Artes Orientais trouxe para Portugal uma das mais importantes Modalidades Mundiais que terá influenciado todas as outras, Orientais e Ocidentais. O PANKRATION Grego.

Foi também a nossa Associação quem organizou o primeiro Campeonato Ibérico na modalidade de Kick Boxing, no Pavilhão da Reginorde, no DIA 9 DE SETEMBRO DE 1989 entre os Atletas João Martinez (Portugal) e Juan Mora. (Espanha) Este campeonato foi homologado pela WKA a federação mundial que trouxe o kick boxing para a Europa.

Entre os membros da nossa Associação, encontram-se medalhados e Campeões a nível internacional nas mais variadas modalidades de combate como: Kung-fu, Pankration, Luta Chinesa.


Da AMAO sairam a maior parate daquIsto faz de nós uma organização dinâmica e importante não só no panorama desportivo distrital mas também nacional e nós temos consciência disso.

Mas a busca não terminou. Estivemos onde, no mundo, havia importantes modalidades de combate. Não tínhamos aínda abordado as Artes Portuguesas. Surge agora a oportunidade de iniciar o estudo do que é nosso e, que pensamos, tem o mesmo valor que as mais elaboradas artes que nos vêem de outros lados. É assim que surge a ideia deste estagio de Galhofa com uma das pessoas mais dinâmicas e interessadas nesta modalidade. O Dr. José Bragada, Docente no Instituto Politécnico de Bragança a quem muito agradecemos o apoio prestado e com quem contamos poder dar outra visibilidade a esta arte que é nossa e que, como portugueses é nosso dever preservar e transmitir à nossa descendência já que tivemos o privilégio de também a receber dos nossos antepassados como uma cultura viva.

O nosso obrigado a todos os que, com a sua presença tornaram possível mais este dia histórico para a nossa Associação.
Os que não puderam estar presentes e foram alguns, por deveres profissional e outros, esperamos poder contar com o vosso apoio em acções futuras.

Caso deseje ver mais fotos;  http://amao.no.sapo.pt/fotosgalhofa.htm







Fonte: Associação Mirandelense Artes Orientais

Comentários

Não disse…
Parabens AMAO pelo vosso trabalho no campo das Lutas e Artes Marciais.
Anónimo disse…
Porque não existe na AMAO lutas amadoras?
Anónimo disse…
Ola!
A A.M.A.O. Teria todo o gosto em desenvolver também as lutas grecoromana e Livre Olimpica, caso a FPLA nos apoiasse nessa tarefa.
Sandra Dias (Presidente A.M.A.O.)

Mensagens populares