Exibição melhor do que o resultado

Na véspera do encerramento dos Campeonatos da Europa de Seniores que estão a decorrer em Dortmund, na Alemanha, terminou a participação portuguesa na Luta Greco-Romana.

Quer João Carvalho, como Manuel Almeida defrontaram na ronda inaugural lutadores multi-medalhados em grandes competições e que nestes Campeonatos atingiram a final, sendo assim ambos os lutadores lusos repescados. Destaque para a excelente réplica dada pelos lutadores nacionais frente a lutadores que estão na elite mundial.

Aqui ficam os resultados dos lutadores portugueses.

55 kg
1/8 Final – João Carvalho (POR) x Vyugar Ragymov (UKR) - PO 0-3 (0-5; 0-1)
Repescagem 1 – João Carvalho (POR) x Elbek Tazhyieu (BLR) - PO 0-3 (0-1; 0-2)
Classificação Final: 23.º

66 kg
1/16 Final – Manuel Almeida (POR) x Ambako Vachadze (RUS) - PO 0-3 (0-1; 0-2)
Repescagem 1 – Manuel Almeida (POR) x Anton Mamageishvili (GEO) - PP 1-3 (0-2; 1-3)
Classificação Final: 22.º

O Prof. Pedro Silva, Director Técnico Nacional, faz o balanço da participação nacional no estilo de Luta Greco-Romana.

"O balanço da participação da Luta Greco-Romana só pode ser positivo.
Considerando os objectivos da época que, tal como na Luta Feminina, estão dirigidos para o Mundial, que é a primeira prova de apuramento olímpico, e no caso particular do João Carvalho, também para o Europeu e Mundial de Juniores.
Considerando ainda que os lutadores portugueses tiveram pela frente os melhores lutadores da Europa e do Mundo, veja-se que o Manuel Almeida defrontou o Campeão Mundial e Tri-Campeão Europeu em título e foi de todos os adversários que o russo teve pela frente o que teve um resultado mais equilibrado, sofrendo apenas três pontos no conjunto dos dois períodos. Ou o João Carvalho que sendo Júnior este ano e o próximo ainda defrontou de igual para igual dois lutadores medalhados neste campeonato, disputando com eles o resultado até ao final.
Estes desempenhos, tal como os da nossa Selecção de Luta Feminina, deixam-nos confiantes no futuro, tanto mais que contamos estar reforçados com a presença de Hugo Passos no Mundial, ele que não esteve aqui por se ter lesionado na preparação para este Europeu num estágio em Madrid com a Selecção espanhola.
Devo, por último, deixar aqui bem vincados os mais sinceros parabéns e felicitações ao Mestre David Maia e aos nossos lutadores, João Carvalho e Manuel Almeida, pelo seu desempenho de elevado nível e por toda a abnegação e dedicação que colocam diariamente na sua preparação, para dignificarem o nome da Luta portuguesa além fronteiras."

FONTE: FPLA

Comentários

Mensagens populares