Translate

sexta-feira, 30 de abril de 2010

"Vale Tudo" - O Desporto mais violento

O vale tudo é uma modalidade de luta com contacto pleno (full contact) em que os adversários nem sempre precisam seguir um único estilo de arte marcial. Por exemplo, um lutador de jiu-jitsu pode lutar contra um lutador de muay thai.

Essa modalidade foi muito difundida no Brasil, inicialmente pelos irmãos Gracie. Hélio Gracie inclusive adaptou o jiu-jitsu tradicional para um jiu-jitsu aplicável ao vale tudo. É uma modalidade desportiva de combate com regras pouco restritas, o suficiente para preservar a integridade física dos lutadores, bastante amplo em termos técnico-táctico com um sistema muito próprio de preparação e desenvolvimento bastante complexo devido à exigência das lutas.

Atualmente existem diversos eventos de vale tudo. O evento que mais difundiu a modalidade foi o Ultimate Fighting Championship. O PRIDE Fighting Championships é outro evento popular de vale tudo, que é realizado no Japão e já destacou muitos lutadores de diversas categorias de artes marciais.

Na atualidade os praticantes de vale tudo fazem em conjunto diversos tipos de artes marciais em contacto pleno (full contact). Por exemplo, no Brasil jiu-jitsu + boxe + muay thai, nos Estados Unidos kickboxing + muay thai + sanshou + luta livre, outros fazem kickboxing + muay thai + jiu-jitsu. Como não segue uma filosofia de vida que visa o engrandecimento do ser humano, o vale tudo usualmente não é considerado uma arte marcial mas apenas um sistema de luta moderno, apesar da sua eficiência combativa.

O MMA (artes marciais mistas) é um esporte que surgiu com a inclusão de algumas regras ao antigo vale tudo, o que fez o termo vale tudo cair em desuso.



Fonte: Ainanas
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogs de Portugal