Campeonato Nacional de LGR e LF 2010

Foram atribuídos os títulos aos melhores lutadores Portugueses

O Pavilhão Municipal da Quinta do Conde em Sesimbra, no dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, recebeu o Campeonato Nacional Individual de Luta Greco Romana e Luta Feminina. Os melhores Wrestlers Masculinos e Femininos de todo o País subiram ao tapete para disputarem os mais altos títulos em disputa na presente época, os títulos de Campeão Nacional Individual.

Este evento, foi co-organizado pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras e pelo Clube de Lutas do Bastos e contava com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, da Junta de Freguesia da Quinta do Conde e de diversos apoios do comércio local e dois grandes sponsors, o Blog Mundo da Luta Olímpica e a Revista Desportiva “O Praticante”.
Na Mesa de Honra estiveram grandes personalidades, pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, o seu Presidente Norberto Rodrigues e o Secretário Adjunto, João Lopes, da Associação de Lutas Amadoras de Lisboa, o seu Presidente, Luís Alves, da Câmara Municipal de Sesimbra, os seus Vereadores José Polido e Américo Gegaloto e o 2º Secretário da Assembleia Municipal de Sesimbra, Francisco Cordeiro, o Adjunto do Governador Civil, Miguel Jorge, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Lutas do Bastos, José Capelo, entre outras grandes figuras da família da luta.
A competição iniciou-se pelas 10H com a Cerimónia Oficial de Abertura e o desfile de menos de uma centena de atletas, distribuídos pelas 11 equipas presentes, vindas de Norte a Sul do País:

Lisboa
Clube Desportivo de Arroios – Treinador Mário Lopes,
Casa Pia Atlético Clube – Treinador David Maia,
Grupo Desportivo da Mouraria – Treinador Carlos Nunes,
Junta de Freguesia de Casal de Cambra – Treinador Luís Marques,
Associação de Estudantes da Faculdade Motricidade Humana – Treinador Paulo Martins;

Setúbal
Clube de Lutas do Bastos – Treinador José Bastos,
Sociedade Recreativa da Baixa da Serra – Treinador Lídio Alecrim

Braga
Casa do Povo de Martim – Treinador Leonor Pinheiro;

Faro
Sport Algoas e Benfica – Treinador Bruno Nascimento,
Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines – Treinador Fernando Coelho;

Leiria
Clube Recreativo Delgadense – Treinador Rui Correia.
As bancadas do Pavilhão estavam cheias e foram pequenas para receber as centenas de apoiantes, familiares, amantes e curiosos que se manifestaram efusivamente pelos seus clubes e seus atletas, pelos futuros Campeões de Portugal, vejamos quem subiu ao Podium nas diversas categorias, estavam em disputa 33 títulos.

Cadetes Femininos: Foi o escalão etário que teve pouca participação.
46 Kg – Daniela Martins, CPSB Messines;
49 Kg – Andreia Geraldes, CL Bastos;
56 Kg – Inês Marques, SR Baixa da Serra;
70 Kg – Vanessa Pereira, SR Baixa Serra.

Absolutas Femininos: Todas as estrelas da Selecção Nacional venceram as suas categorias e sagraram-se Campeãs.
55 Kg – Liliana Santos, CL Bastos;
59 Kg – Ana Pereira, SR Baixa Serra;
63 Kg – Ângela Gonçalves, SR Baixa Serra;
67 Kg – Andreia Eleutério, SR Baixa Serra.

Cadetes Masculinos: As esperanças da Luta estão aqui, destaque para o Wrestler Pedro Bastos que se sagrou Bi-Campeão Nacional, mostrando boas réplicas pelos combates demonstrados.
54 Kg – Tiago Vieira, CR Delgadense;
58 Kg – Miguel Santos, SA Benfica;
63 Kg – Pedro Bastos, CL Bastos;
69 Kg – Sérgio Mota, Casa Pia AC;
76 Kg – Arlindo Prates, SA Benfica;
85 Kg – António Luz, CL Bastos;
100 Kg – Tiago Oliveira, CR Delgadense.
Juniores Masculinos: Destaque para dois Wrestlers, para João Carvalho que subiu este ano para este escalão depois de ter dominado a categoria de Cadetes, demonstra que será dominador nesta mesma categoria, o outro destaque, vai para Miguel Covas que também tem alguma palavra nesta categoria.
60 Kg – João Carvalho, Casa Pia AC;
66Kg – Miguel Covas, SR Baixa Serra;
74 Kg – Bruno Loureiro, CD Arroios;
84Kg – Bruno Prates, SA Benfica.
Seniores Masculinos: A elite da Luta está neste escalão, o destaque vai para as 3 finais, em 66, 74 e 84Kg, onde se discutiu o título com fortes embates e muito aplaudidos e apoiados pelo público.
55Kg – Ismael Pereira, Casa Pia AC;
66 Kg – Paulo Gonçalves, CL Bastos;
74 Kg – Hugo Passos, Casa Pia AC;
84 Kg – Chiraman Mihitaev, Casa Pia AC;
96 Kg – André Gonçalves, CD Arroios;
120 Kg – Zalimkhan Fakov, Casa Pia AC.
Em termos de contas finais, digamos dos 33 títulos a serem disputados, foi pelo segundo ano consecutivo a arrecadar mais Campeões Nacionais, foi a formação da Moita, a SR Baixa da Serra, que obteve 7 Campeões, contra 6 da Casa Pia AC. Seguindo-se pelo CL Bastos com 5 títulos e o SA Benfica com 3, com 2 títulos cada ficaram o CD Arroios e o CR Delgadense e com um titulo apenas ficou CPSB Messines.

A equipa de arbitragem que regulou todos os combates foi a seguinte: Árbitros Internacionais – João Costa e Rui Marta; Árbitros Nacionais – Eugénio Bernardes e Paulo Dores; Árbitro Regional – Vânia Guerreiro; Árbitros Estagiários – Rui Soares.








Comentários

Mensagens populares