Confederação do Desporto divulga nomeados


Vanessa Fernandes foi hoje nomeada, pelo quarto ano consecutivo, para o prémio de melhor atleta feminina da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), numa lista de candidatos a desportista do ano que inclui ainda Cristiano Ronaldo e Nelson Évora.

A triatleta, vencedora do prémio nos últimos três anos, conquistou, na época desportiva 2008/09, a medalha de bronze no campeonato da Europa de elites.

Na corrida pelo troféu, Vanessa Fernandes vai ter a oposição de Sara Moreira, medalha de prata em 3000 metros no campeonato da Europa em pista oberta, Telma Monteiro, prata do campeonato do Mundo de judo, Michelle Brito, que alcançou o top 100 no ranking WTA, e Joana Vasconcelos, campeã do Mundo de canoagem em pista K1 500m, que também está nomeada para o prémio de jovem promessa do ano.

Vencedor em 2008, Nélson Évora, que esta época conquistou a medalha de prata no campeonato do Mundo em triplo salto, voltou a ser nomeado para o prémio de atleta masculino do ano, mas desta vez terá a competição de Cristiano Ronaldo, vencedor do troféu de melhor futebolista da FIFA.

Na categoria, estão ainda incluídos Rui Gonçalves, vice-campeão do Mundo de motocrosse, João Rodrigues, segundo lugar no Mundial de Masters de vela, e Lenine Cunha, medalha de ouro em desporto para pessoas com deficiência.

A selecção portuguesa de râguebi de "sevens" voltou a ser nomeada para equipa do ano, troféu que venceu em 2008, devido à participação no Mundial da categoria, numa lista que inclui ainda a equitação de trabalho, campeã da Europa, a selecção feminina de corta-mato, medalha de ouro no Europeu, o Bigamist 7, na vela, e a selecção sub-23 de triatlo, ouro no campeonato da Europa.

Para o troféu de treinador do ano, João Ganço, técnico de Nelson Évora e vencedor em 2008, foi novamente nomeado, assim como João Ralão, treinador da seleção de equitação, Manuel José, que foi tricampeão com o Al-Ahly e vencedor de quatro ligas dos campeões africanos de futebol, Rui Rosa, treinador de Telma Monteiro e Nuno Calvário, no triatlo.

A votação para as diferentes categorias será feita online no site oficial do CDP e os prémios serão entregues na 14.ª Gala do Desporto, a 29 de Outubro, que este ano terá tema "Acreditar na formação".

Categorias e candidatos aos prémios do CDP

Atleta Masculino do ano
Nélson Évora - Atletismo
Cristiano Ronaldo - Futebol
Lenine Cunha - Desporto para pessoas com deficiência
João Rodrigues - Vela
Rui Gonçalves - Motociclismo

Atleta Feminina do Ano
Joana Vasconcelos - Canoagem
Sara Moreira - Atletismo
Telma Monteiro - Judo
Michelle Brito - Ténis
Vanessa Fernandes - Triatlo

Treinador do Ano
João Ralão - Equestre
João Ganço - Atletismo
Manuel José - Futebol
Rui Rosa - Judo
Nuno Calvário - Triatlo
Jovem Promessa do Ano
Sónia Tavares - Atletismo
Martyn Dias - Patinagem Velocidade
Joana Vasconcelos - Canoagem
Emanuele Balzer - Jetski
Leandra Freitas - Judo
Equipa do Ano
Equitação de Trabalho - Equestre
Bigamist 7 - Vela
Selecção Nacional Sub-23 - Ciclismo
Selecção Nacional Feminina de Corta-Mato - Atletismo
Selecção Nacional Sevens - Râguebi
Fonte: Record

Comentários

Mensagens populares