Translate

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Luta contra o Doping

A dopagem representa um flagelo que põe em causa a imagem do desporto como uma escola de virtudes onde os valores, os princípios e as regras são respeitados e preservados.

Em 1999, os Países de todo o Mundo e o Movimento Desportivo concluíram que tinham que dar as mãos para que se pudesse implementar uma luta eficaz contra este flagelo. A criação da Agência Mundial Antidopagem, numa parceria pioneira entre as Autoridades Públicas e o Movimento Desportivo, e o lançamento do Programa Mundial Antidopagem começam a dar os seus frutos, apertando cada vez mais o cerco aos prevaricadores.

A aprovação unânime, em Outubro de 2005, na UNESCO, de uma Convenção Internacional contra a Dopagem em tempo recorde representa igualmente um marco muito importante na Luta contra a Dopagem.

A utilização de substâncias dopantes não se cinge ,infelizmente, ao desporto de competição, atingindo igualmente os jovens em idade escolar e os utentes de ginásios de musculação. A dimensão da utilização de substâncias dopantes fora do desporto de competição representa, actualmente, em muitos Países do Mundo, um problema de Saúde Pública.

Em suma, todos temos que reflectir sobre o nosso contributo para a génese e para a prevenção desta problemática porque – Juntos será mais fácil!

Clique para aceder as estatísticas de Doping do CNAD:
http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2003.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2004.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2005.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2006.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2007.pdf

Fonte: IDP
Desde 2003, as Lutas Olímpicas, obteve 6 controlos positivos é considerada uma "Modalidade de Risco".
Depois de nomes sonantes como Fábio Costa - Santoantoniense Futebol Clube, Rui Silva - Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e João Costa - Sociedade Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense o mais recente foi o Ruben Moniz - Casa Pia Atlético Clube.

Ruben Moniz é um grande lutador, só este ano por equipas, ganhou, a Supertaça "Fernando Gaspar", a Taça de Portugal e individual, foi Campeão Regional de Greco Romana e no Campeonato Nacional de Greco Romana ficou em 1º Lugar, mas como foi apanhado nas "malhas" do Doping, dará o seu 1º Lugar ao atleta que ficou em 2º Lugar.
Mas o grande curriculum deste atleta não acaba por aqui, ainda este ano viu o seu nome na lista, onde o Comité Olimpico de Portugal apresentou o Projecto Esperanças Olímpicas.
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blogs de Portugal