Luta contra o Doping

A dopagem representa um flagelo que põe em causa a imagem do desporto como uma escola de virtudes onde os valores, os princípios e as regras são respeitados e preservados.

Em 1999, os Países de todo o Mundo e o Movimento Desportivo concluíram que tinham que dar as mãos para que se pudesse implementar uma luta eficaz contra este flagelo. A criação da Agência Mundial Antidopagem, numa parceria pioneira entre as Autoridades Públicas e o Movimento Desportivo, e o lançamento do Programa Mundial Antidopagem começam a dar os seus frutos, apertando cada vez mais o cerco aos prevaricadores.

A aprovação unânime, em Outubro de 2005, na UNESCO, de uma Convenção Internacional contra a Dopagem em tempo recorde representa igualmente um marco muito importante na Luta contra a Dopagem.

A utilização de substâncias dopantes não se cinge ,infelizmente, ao desporto de competição, atingindo igualmente os jovens em idade escolar e os utentes de ginásios de musculação. A dimensão da utilização de substâncias dopantes fora do desporto de competição representa, actualmente, em muitos Países do Mundo, um problema de Saúde Pública.

Em suma, todos temos que reflectir sobre o nosso contributo para a génese e para a prevenção desta problemática porque – Juntos será mais fácil!

Clique para aceder as estatísticas de Doping do CNAD:
http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2003.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2004.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2005.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2006.pdf

http://www.idesporto.pt/Docs/Doping2007.pdf

Fonte: IDP
Desde 2003, as Lutas Olímpicas, obteve 6 controlos positivos é considerada uma "Modalidade de Risco".
Depois de nomes sonantes como Fábio Costa - Santoantoniense Futebol Clube, Rui Silva - Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e João Costa - Sociedade Cultura e Recreio 1º Agosto Paivense o mais recente foi o Ruben Moniz - Casa Pia Atlético Clube.

Ruben Moniz é um grande lutador, só este ano por equipas, ganhou, a Supertaça "Fernando Gaspar", a Taça de Portugal e individual, foi Campeão Regional de Greco Romana e no Campeonato Nacional de Greco Romana ficou em 1º Lugar, mas como foi apanhado nas "malhas" do Doping, dará o seu 1º Lugar ao atleta que ficou em 2º Lugar.
Mas o grande curriculum deste atleta não acaba por aqui, ainda este ano viu o seu nome na lista, onde o Comité Olimpico de Portugal apresentou o Projecto Esperanças Olímpicas.

Comentários

Anónimo disse…
A anormalidade desta noticia é tão grande que me obrigou a fazer consultas pois os nomes não deviam ser publicados.
1º nenhum documento em idesporto diz quem são os praticantes ou seja o blogger publicita os nomes...execrável!!
2º o atleta ruben moniz não está em lista nenhuma de comite olimpico "ainda este ano" (2008) está sim em 2007.
que se pretenderá com esta noticia (antes...bufaria)
um processozinho em tribunal é que era...por acaso conheço um dos visados que me disse que um dos "sonantes" é......quem publica esta noticia. espantoso
Anónimo disse…
Bufaria??? pareceme que sim,mas tambem pos o nome dele, nao ta mau.
Tribunal??? lol engraçado, mas nao se pode dizer quem é apanhado no Doping?
Por mim isto esta muito bom, com algumas gralhas, mas muito bom.
ESPANTOSO
Anónimo disse…
olá muito boa tarde, é estupendo que se comente algo do trabalho dos outros mas se fique pelo anonimato.... primeiro:não é crime nenhum informar e citar os nomes que subitamente são apanhados nos controlos, pois que ganha tem de merece.lo e nao atingir fins sem olhar aos meios. pelo menos comentem, estando claramente nos seus direitos de criticar este blog, mas comentem com seredade e dando a cara plo que comentam.

Mais uma x refiro não é crime revelar quais os nomes dos atletas apanhados nos controlos de dopagem

Mensagens populares