Espécie de Desabafo

Depois não querem que os atletas, treinadores e clubes fiquem desmoralizados, desmotivados e descontentes por situações bastantes óbvias que acontecem nesta modalidade.

Antigamente as convocatórias da Selecção Nacional, para o Grande Prémio da Espanha, eram uma "espécie de docinho" que davam aos atletas que se sagraram Campeões Nacionais em Greco Romana e Livre Olímpica, terem uma chance de vestirem o fato da Selecção e competirem no estrangeiro.

Não temos atletas com um mínimo de qualidade, para chegar a esse topo? Não temos qualidade cá dentro, como vamos ter lá fora? ("Espécie" de Lema). Mas era um "mimo" dado pela FPLA a alguns atletas que se destacavam no Campeonato Nacional.

Para este torneio a Selecção convocou 2 atletas ambos da Casa Pia, não se tira a qualidade dos dois, mas porque dois? Mas existe outras 4 categorias por preencher. O que se passou?
Duas soluções: 1º os atletas habitualmente convocados já estão de férias ou "não sei o que se passou" e a 2º se não convocaram os tradicionais Manuel Almeida, Hugo Passos, João Pereira, Ruben Moniz, etc, convocassem outros atletas que nunca tiveram a possibilidade de ir a uma competição internacional e defender as cores lusas. Ao menos importavam-se para ir com uma equipa mais composta. Ou é falta da mesma coisa: VERBAS?

Eu dou aqui uma sugestão como seria uma equipa que dava um menos de dignidade duma equipa numa competição (porque para quem olha de repente parece que num Portugal inteiro, só existe 2 atletas de grande qualidade), e como tenho vindo a defender, sobre a "espécie de mimo", convoca-se mais 4 atletas, como prenda do seu gosto pela luta e sua qualidade nacional.

"Espécie" de Selecção Nacional no Grande Prémio de Espanha:
Seniores GR:
60kg - Alberto Medina - Casa Pia AC
66kg - Miguel Palito - SR Baixa da Serra e Evandro Brandão - SCR1ºA Paivense
74kg - Bruno Nascimento - SA Benfica
84 kg - Carlos Santos - Casa Pia AC
96kg - Jaime Freitas - SR Baixa da Serra
120kg - Hélder Vicente - SCR1ºA Paivense

Curiosidade:
Em 2006, foram convocados 3 atletas, a saber: 60kg - Manuel Almeida; 66kg - Paulo Gonçalves e Ricardo Salvado.
Em 2007, foram convocados 2 atletas, a saber: 60kg - Manuel Almeida e Rodrigo Almeida em Greco Romana e outros 2 atletas, a saber: 60kg - João Pereira; 66kg - Hélio Perdigão em Livre Olímpica
O Grande Prémio em números:
Lutadores: 175 = Greco Romana: 70 + Livre Olímpica: 62 + Luta Feminina: 43
Técnicos: 51
Árbitros: 24
Países participantes: 27

Comentários

Anónimo disse…
Em Portugal existem inumeros lutadores com inorme potencial e valor que simplesmente são esquecidos pela federação portuguesa de lutas amadoras, meus senhores, ponham os olhos neste blog e reactivem esta modalidade....pois pior cego é aquele que não quer ver........!!!!!

É completamente errado, pensar que as cores lusas se emcontram por estatutooo (ironização), HÁ QUE APOSTAR NAS NOVAS PROMESSAS, e nos lutadores furtivos da várias categorias......

Mensagens populares