Fim das Lutas nos Jogos Olimpicos

O COI avalia em Atenas os esportes que devem ficar nas Olimpíadas e poderá promover mudanças já em 2008

Uma das mais acesas disputas Olímpicas, não está acontecendo nas piscinas, pistas, tapetes ou nos campos de Pequim, mas sim nos bastidores do Comité Olímpico Internacional (COI). No dia 10 de Agosto foi aprovado um relatório no qual é sugerida a revisão da programação olímpica, que conta hoje com 28 modalidades, para reduzir custos e melhorar a audiência televisiva dos Jogos.

Desportos como Basebol, Softbol, Pentatlo Moderno, Luta Greco Romana, Luta Livre Olímpica e Luta Feminina, podem ser descartados, abrindo espaço, já em Pequim 2008, para o Rugby e o Golfe. O último desporto a ser eliminado dos Jogos Olímpicos foi o Pólo, excluído depois dos Jogos de Berlim, em 1936.

O grande trunfo para a inclusão do Golfe, desporto que esteve nos Jogos de 1900 e 1904, é a participação das TVs. “Depois do Futebol, o Golfe é o desporto que mais dá faturamento para as emissoras”, revela Pedro Cominesi, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, confiante no retorno. A mesma confiança tem Marcelo Amiky, Director de Marketing da Associação Brasileira de Rugby. “Somos o segundo maior desporto colectivo do mundo, atrás apenas do Futebol, e nossa Copa do Mundo é o terceiro evento desportivo do planeta, depois das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol.”

As regras do COI
Os critérios de inclusão e exclusão de esportes
ABRANGÊNCIA GLOBAL
- Um desporto precisa ser praticado em pelo menos 75 países por homens e 40 países por mulheres para poder ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos

ANTIDOPING - Todos os desportos devem adoptar e implementar o Código Mundial Anti-doping para ser reconhecidos pelo COI e poder pleitear uma vaga nas Olimpíadas

LIMITE - O programa dos Jogos Olímpicos deve incluir pelo menos 15 desportos - hoje, são 28. O COI considera 25 e o número ideal

REVISÃO DA PROGRAMAÇÃO - O capítulo 52 do estatuto diz que um desporto só pode ser incluído se a proposta for feita sete anos antes. Mas, no capítulo 53, um artigo afirma que depois de cada edição das Olimpíadas o COI pode revisar o programa e rever os critérios para admissão ou exclusão de determinada modalidade. É a brecha que o Rugby e o Golfe precisam para ser incluídos já nos Jogos de Pequim em 2008

Curiosidades:
As Luta Amadoras deram aos Jogos Olímpicos seu primeiro campeão em Greco Romana: Eurípedes, em 750 a.C.
É muito popular entre Americano, Russos e Chineses.
O distribuir 21 medalhas entre os homens e 12 entre mulheres e por ter regras confusas para o público em geral, faz com que este desporto esteja ameaçado.


O que será desta modalidade se nunca mais for aos Jogos Olímpicos?

Fonte: Revista Época

Comentários

Anónimo disse…
Chama-se a isto.......desinformar!!
Para além de já ser mau transcrever um artigo em brasileiro fala-se em relatórios de...10 de Agosto...de que ano? O primeiro jogo de rugby de pequim 2008 é a Nova Zelândia contra o Brasil......em Golfe temos o tigger w. contra...!!
Enfim vou deixar de perder tempo.
Anónimo disse…
Ja que ninguem tem a coragem de ter um site ou dar a informar a toda a Familia da Luta, as infos atempadamente, tem que o bloguer andar a pesquisar e a trazer infos antigas.
Acho que fazes bem, antigas ou actualizadas, mete tudo para chatiar.
Ja agora quando fazes os teus balanços?

Mensagens populares