Balanço de Fevereiro

Neste segundo balanço, começa com o inicio da época de 2008, o Calendário Nacional deste ano é “Copy-Paste” de anos anteriores sem qualquer alteração de competições importantes ou motivantes. O grande destaque deste ano foi a primeira edição da Supertaça “Fernando Gaspar”, que opõe o Vencedor do Campeonato Nacional e Taça de Portugal de 2007 e aproveitando o nome de uma grande lutador desaparecido, vitima de cancro.

A Supertaça opôs a Casa Pia AC (vencedor do Campeonato Nacional e Taça de Portugal) com a SR Baixa da Serra (finalista da Taça de Portugal), no dia 19 de Janeiro, no Pavilhão Gimno-Desportivo da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, onde só puderam assistir a esse encontro os atletas de ambas as equipas e alguns dos algarvios curiosos por esta prova e modalidade, onde os “mais amantes” das Lutas não assistiram e conheceram os resultados pela boca dos participantes, porque novamente existe uma grande falha da FPLA, por não ter o Site actualizado e não divulgar muito as suas iniciativas, em Jornais, onde escondem esta falha nas transmissões da TV. Acabou-se por conhecer o inevitável vencedor, a Casa Pia AC.

Todos sabemos que a Casa Pia AC e a melhor equipa da actualidade, devido aos seus resultados, mas também sabemos que todos atletas, mas mesmo todos, são atletas de Selecção, mas porque? Poderemos chamar à Casa Pia AC – SELECÇÃO NACIONAL?
Já que falamos de Selecções Nacionais poderemos questionar muita coisa. Quem são os atletas que tem condições para integrarem a Selecção? Duas respostas: Serem verdadeiramente muito bons! E/ou estarem numa equipa de Lisboa! Será? Não sei, mas desde 2004 que não me lembro de um atleta Masculino de outras Associações, no grande patamar, ou deve ser da falta de informação? Mas encontra partida, a Selecção Feminina e só meninas de Setúbal, há qualquer coisa nas Selecções que não estão a trabalhar bem.

Depois da Supertaça, a próxima prova foi a Taça de Portugal e o Torneio Luís Vieira Caldas, este ultimo homenageia o “Eusébio” da Lutas Nacionais, ainda vivo este homem foi um grande árbitro em vários palcos internacionais, como Europa, Mundo e Jogos Olímpicos, este torneio aberto aos atletas de formação, realizou-se ainda com as poucas equipas (10 equipas) com tudo regularizado e em funcionamento para a nova época. Com poucos combates entre os mais pequenos acabou com a vitoria da equipa colectiva da equipa ... ??? ... Aliás mais uma vez que os clubes participam numa prova da FPLA sem classificação final, o que se passa?

Mas em contra partida a Taça de Portugal disputou-se com 4 equipas, onde 2 fizeram a sua estreia neste tipo de competição. São raros os clubes conseguirem formar uma equipa de Juniores e Seniores para entrarem nestas provas, porque nestas idades já são poucos os atletas que resistem nesta modalidade, nesta altura encontram um trabalho incompatível ou entram para a faculdade. Inevitavelmente a Vencedora da Taça foi (rufo do tambor) a Casa Pia AC, contra a estreante SCR1ºA Paivense.

Esta prova realizou-se no dia 26 de Janeiro no Gimno-Desportivo do Colégio Pina Manique em Belém, na casa da Casa Pia AC, agora a FPLA só sabe realizar torneios na Casa Pia e ainda por cima em Campeonatos por Equipas? Ou eu sou má-língua ou é para a Taça ficar em casa?
Agora vem o mês mais morto e sem nenhuma prova, sabendo que existe 4 fins-de-semana e que para o próximo mês temos o Campeonato Regional de Greco Romana e o próximo o Nacional, que tipo de preparação levam os atletas para essas provas? Porque este mês perto de provas importantes e dedicado aos Exames de Graduações? Ficam melhor preparados com os Exames? Estes Exames não podem ficar noutros meses?

Bem ficamos por aqui, não quero com isto “ferir susceptibilidades”, mas sim dar a conhecer os meus pontos de vista e como existem coisas que para mim deveriam ser mudadas e encaradas de outros modos, não estamos na modalidade para sermos nós, mas sim para ajudarmos a modalidade a evoluir e sermos um todo, como disse e volto a dizer: Eu, tu, eles, nós e vós poderemos ajudar a Luta a evoluir... a Luta precisa de TI.

Em termos do calendário, fica desde já informação relativa às provas calendarizadas até Abril, e são elas:

Fevereiro
09 – Estágio de Exame de Graduações – Barreiro
23/24 – Estágio Técnico Nacional – Jamor

Março
01 – Torneio Jovens Esperanças – Setúbal
08 – Torneio de Aniversário ALAL – Lisboa
15 – TIS 2007 – Sesimbra
29 – Campeonato Regional Luta Greco Romana – Algarve
29 – Campeonato Regional Feminina – Algarve

Abril
12 – Campeonato Nacional Luta Greco Romana – Braga
13 – Campeonato Nacional Feminina – Braga
19 – Torneio Formação + Cadetes – Lisboa

Vai à Luta, Bem-haja!

Comentários

Anónimo disse…
Só existe Federação? E as Associações não fazem provas? Estranho

Mensagens populares