Balanço Dezembro

A partir deste momento, este site irá fazer o balanço do mês anterior.

O mês de Dezembro é o culminar de mais uma época desportiva nesta modalidade, nesta altura serão realizadas as últimas provas e o Campeonato Nacional de Equipas e as tradicionais Galas de entrega de prémios da Federação Portuguesa LA e das Associações Distritais. Onde foram homenageados todos aqueles que se distinguiram ao longo do ano.

Em termos de Calendário deste mês tivemos:1 de Dezembro – A Associação de Setúbal realizou a sua Taça, onde a fraca aderência por parte das colectividades foi notória, participaram nesta competição 5 clubes, provavelmente os clubes que não apareceram estavam a poupar os seus atletas para o Campeonato Nacional. A classificação final ficou assim ordenada – 1º SR Baixa da Serra; 2º CD Arroios; 3º SCR1ºA Paivense.

8 e 15 de Dezembro - Realizou-se pela FPLA, o Campeonato Nacional de Equipas 07, nova prova com uma fraca participação, 1º porque é difícil os clubes conseguirem construir uma equipa com os escalões de Juniores e Seniores, mas felizmente uma equipa com 9 meses de modalidade conseguiu a proeza de estar presente nesta edição.
Depois de 5 Jornadas, formou-se Campeão Nacional só na última jornada, onde se assistiu a uma grande disputa pelo título, a Casa Pia AC a vencer o CD Arroios. No final desta Jornada a classificação ficou assim formada: 1º Casa Pia AC; 2º CD Arroios; 3º CPSB Messines; 4º SR Baixa da Serra; 5º SCR1ºA Paivense

15 de Dezembro – Paralelamente ao CNE07, realizou-se o Torneio Pedro Santos, para os mais pequenos, onde se assistiu bons combates dos futuros Campeões, nessa prova ainda foram homenageados, com o título de Mini-Lutadores do Ano, dois atletas, 1 masculino e 1 feminino por cada clube.

A época desportiva terminou a 16 de Dezembro, depois disto, a Federação e as Associações condecoram os atletas que mais se distinguem ao longo do ano, alias os vencedores dos respectivos Rankings. Nota-se novamente, atletas a vencerem esses rankings sem prestígio, mas como regras, são regras, quem venceu, teve pelo menos esse prestígio de somar os pontos necessários para ficar em 1º Lugar.

Deparo-me neste momento num BUM!!! da divulgação da modalidade, em qualquer Jornal Regional ou Distrital, Revistas Desportivas, nos Sites dos próprios jornais, dos clubes praticantes, com notícias.
Vídeos no You Tube, Site A Bola e na TV Nacional, RTP2 no Domingo Desportivo.
E sempre bom ver estas coisas, a acontecer desta nobre modalidade. Mas quem envia estas notícias são os treinadores dos clubes e claro com o consenso de quem as publica, mas não, ainda, se vê os próprios jornalistas a terem curiosidade, os Jornais Nacionais a publicarem e falarem mais sobre esta modalidade. Porque?
Fiquei com uma enorme curiosidade e ansiedade nos Suplementos do Jornal Record, sobre o Balanço do Ano 2007, em que falam no ano de 2007 em vários títulos.
Os Suplementos que o Record, divulgou tinham como títulos, Fotos, a Selecção Nacional de Fut11, FC Porto, Sporting CP, SL Benfica, Internacional, Modalidades Individuais, Modalidades Colectivas e Agenda 2008.
A minha grande ânsia foi para as Modalidades Individuais, porque pensei que sairia lá algo, nem que fosse o mais pequeno quadrado sobre os Campeões Nacionais, mas, foi uma grande desilusão para mim e para quem estava ao meu lado no café e até as pessoas que passavam e me perguntavam se estava algo sobre as LUTAS AMADORAS, mas não estava, o que será que se passou? Pouca divulgação da FPLA nos Jornais Nacionais? Ou o Record acha mesmo que somos assim uma modalidade que nem merece um quadrado na sua edição? Ou o que temos a menos, entre as modalidades que aparecem nesta edição? Modalidades tipo: Bilhar, Ténis de Mesa, Tiro, Remo, Vela, Xadrez, Aeróbica, Kickboxing, Esgrima, Bodyboard, Skimboard e Judo, porque não, Lutas Amadoras?

Esta modalidade precisa de mim, de ti, do outro, de todos e se for em conjunto melhor.Entramos agora num novo ano, novas "lutas" vêem a caminho, esperamos um melhor ano e que pequenas coisas sejam valorizadas e saibamos dar valor a esta NOBRE MODALIDADE.

Bem Haja

Comentários

Mensagens populares